O estudo do Chi Kung remonta há aproximadamente 4 mil anos. Nesse período a população que residia nas proximidades do rio Amarelo, na china central, começou a praticar um conjunto de exercícios e de danças desenvolvido por alguém que, aparentemente, observou que muitos sintomas de artrite, de reumatismo e de outras afecções desapareciam, quando os músculos e as articulações eram aquecidas por meio de movimentos.

 

O primeiro livro com informações sobre o Chi Kung foi escrito em torno de 700 a.C e recebeu o título de "O Clássico da Medicina Interna do Imperador Amarelo". A obra relacionava vários exercícios respiratórios e de alongamento e visualizações mentais que mantinham as pessoas saudáveis.

Em 380 a.C. foram registradas num artefato as "Inscrições da Direção do Chi do Clar de Jade" e, aproximadamente 150 anos depois, Hua Tuo, o "Pai da Medicina Chinesa", criou um exercício chamado "Jogo dos Cinco Animais" que ensinava as pessoas a manter a saúde imitando os animais. O Chi Kung também floresceu durante a Dinastia Tang, no século V d.C., quando Sun Si Miao criou os "Seis Sons de Cura".

Estilos de Chi Kung

Há vários estilos de Chi Kung, cada voltado a um objetivo específico. Alguns estilos têm por princípio seguir doutrinas específicas, como as do Taoísmo ou do Budismo. Outros se baseiam nos diferentes modos de movimentação do corpo, e se você mesmo movimenta seu corpo ou se outra pessoa faz isso por você (como na massagem). Alguns estios se dedicam a aplicaçãoes específicas da energia chi.

O Chi Kung é usado principalmente para manter a asaúde mental. Uma mente fraca provavelmente trará doenças como consequência.

Os Tipos de Chi Kung São:

  1. O Chi Kung Terapêutico - Onde o praticante aprende a movimentar a energia chi através do corpo para que ele flua adequadamente.
  2. Chi Kung Marcial - Aqui, todos os exercícios têm o objetivo de aumentar a força muscular e a resistência física pelo uso da energia interna.
  3. Chi Kung Espiritual - Nesse estilo você se dedica a controlar as emoções do Espírito. Praticando muito e com perseverança alguns métodos avançados do Chi Kung Espiritual, é possível desenvolver

Níveis de Treinamento no Chi Kung

  1. Principiante - É a pessoa que ainda não domina a Pequena Circulação. A Pequena Circulação é o fluxo da energia chi num padrão cíclico que abrange o corpo e a cabeça da pessoa (com exceção dos braços e das pernas). Aprender bem essa técnica pode exigir um éríodo de tempo de algumas horas até várias semanas ou mesmo meses.
  2. Intermediário - A Grande Circulação consiste em movimentar o chi por todo o corpo e em geral seu aprendizado requer vários meses de prática sistemática. A prática prolongada transforma a pessoa num praticante avançado.
  3. Avançado - A pessoa que é capaz de enviar o chi instantaneamete a áreas específicas do corpo e de abseorver chi do meio ambiente.
  4. Mestre - O praticante que sabe enviar e fazer fluir o chi de outra pessoa.

O que se pode fazer com o Chi Kung?

Podemos usar o Chi Kung para diferentes objetivos, e cada um de nós tem suas próprias razões para iniciar essse aprendizado. Vejamos cada um desses motivos mais relevantes que levam à prática do Chi Kung. talvez você descuba que um deles foi o que o levou a iniciar o aprendizado dessa arte.

  1. Poder de Cura
  2. Aptidão Física
  3. Defesa Pessoal
  4. Desenvolvimento de Habilidades Paranormais
  5. Melhor Desempenho Sexual
  6. Longevidade
  7. Desenvolvimento da Espiritualidade

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